Espetáculo desembarca em Uberlândia no próximo mês.
O alcoolismo, a nossa necessidade de afirmação e a nossa estúpida, porém incontrolável vaidade que sustenta o nosso ego, mas aos poucos nos destrói são temas abordados no espetáculo Bárbara, que estará em cartaz no Teatro Municipal de Uberlândia, entre os dias 06 e 08 de abril, na sexta e sábado (às 20h) e no domingo (às 18h).Muito elogiado pela crítica e aplaudido pelo público, o primeiro monólogo de Marisa Orth, nos traz reflexões importantes

Como diria Ruy Castro “Há pessoas cujas vidas imploram para ser escritas”. Este pequeno trecho, foi extraído do prefácio de “A Saideira: Uma dose de esperança depois de anos lutando contra a dependência” (Editora Planeta), a aclamada autobiografia na qual a escritora e jornalista Barbara Gancia expõe de peito aberto um tema de sua vida, que é tabu até hoje para muitos: a luta contra o alcoolismo.
O sucesso do livro e toda repercussão gerada a partir desta obra, permitiu que ela ganhasse outros contornos e outras expressões artísticas, assim a história da jornalista tomou os palcos e encheu os teatros Brasil afora.
O maior desafio da montagem sempre foi o de não realizar uma simples transposição para o palco. “Como encenar algo já definitivo e maravilhosamente relatado em um livro tão celebrado? Ao mesmo tempo em que pensávamos nisso, sempre tivemos convicção absoluta que essa narrativa honesta de ‘Saideira’ tem uma força cênica e precisava ganhar a linguagem do palco para tocar outros públicos”, diz Marisa Orth.
A solução criada pelo diretor e idealizador do projeto, Bruno Guida, apostou em recursos cênicos simples e no jogo com a plateia, elementos que somente o teatro pode oferecer. Com uma dramaturgia livremente inspirada no livro, a autora Michelle Ferreira, utiliza algumas situações extraídas do livro, bem como inventar outras histórias, para dar forma à essa “nova Bárbara ficcional”. “Bárbara” ganhou, assim, uma encenação limpa, privilegiando o trabalho de atriz em um texto forte, cômico e ao mesmo tempo emocionante.
O espetáculo mostra a versatilidade de Marisa Orth e explora todo o seu talento. “Bárbara vai ser um exercício para mim de multitarefas, eu como atriz posso estar me exercitando, em tantas frequências: tem bastante humor, tem papo reto com a plateia, tem um trabalho de composição corporal, explorando coisas que eu sempre desejei fazer e mesmo assim é uma peça simples, é uma peça de ‘contação’ de uma história que a gente achou relevante, emocionante e que nos inspirou a criar uma outra história. Estou muito entusiasmada”, reflete.
FICHA TÉCNICA
Elenco: Marisa Orth
Idealização e Direção: Bruno Guida
Dramaturgia: Michelle Ferreira
Direção de Arte: Gringo Cardia
Cenografia: Anna Turra
Designer de Luz: Guilherme Bonfanti
Figurino: Fause Haten
Visagismo: Eliseu Cabral
Trilha original: André Abujamra
Direção de Movimento e suporte cênico: Fabricio Licursi
Assistente de direção: Mayara Constantino
Fotos: Bob Wolfenson
Operador de Som: Randal Juliano
Operador de Luz: André Pierre
Camareira: Rosa Passe
Diretor de Palco: Denis Nascimento
Redes Sociais: André Massa
Designer: Kelson Spalato
Estratégia Digital: Matheus Resende
Produção Executiva: Bila Bueno
Direção de Produção: Marco Griesi e Daniella Griesi
Assessoria de Imprensa: Motisuki PR
Assessoria de imprensa local: Cristiane Guimarães
Produção: Palco 7 Produções e Solo Entretenimento
Produção local: Uberlândia na Rota da Cultura – Carlos Guimarães e Maíra Pelizer
SERVIÇO:
Peça: Bárbara
Quando: 05, 06 e 07 de abril 2024 – Sexta-feira, sábado e domingo
Horário: Sexta e sábado (às 20h) e no domingo (às 18h).
Local: Teatro Municipal de Uberlândia – Av. Rondon Pacheco, 7070.
Vendas antecipadas:
– Site Megabilheteria.com (24 horas e com taxa se conveniência)
https://megabilheteria.com/evento?id=20240213141602
– Loja Inclusive Brechó, na Av. Cesário Alvim, 396 – Centro (aberta das 9h às 18h, de segunda a sexta e das 9h às 14h aos sábados – estacionamento conveniado ao lado)
– Sala Uberlândia na Rota das Cultura, Uberlândia Shopping – Av. Paulo Gracindo, 15, segundo piso, próximo ao Café do Ponto.
Classificação: 14 anos
Duração: 70 minutos
Gênero: Comédia dramática

Deixe um comentário