Uma comédia que utiliza da técnica do absurdo, ou seja do politicamente incorreto, estará em cartaz no Teatro Nininha Rocha, nos dias 22 e 23, em Uberlândia. “Operação Humanization” conta a história de dois sócios que estão recrutando funcionário, ao mesmo tempo em que tentam melhorar a imagem da empresa no mercado.

Os personagens interpretados por Anna Júlia EJ e Marcos Montessoa buscam candidatos para uma vaga na empresa Plásticos Liberation. A questão é que, por questões ambientais, sociais e humanas, a dificuldade de preencher esse cargo atualmente é enorme, pois irá se cobrar do novo colaborador uma postura nada comum, que vai pelo lado oposto do que o mercado exige. Essa situação provoca várias cenas hilárias, levando o público a boas gargalhadas, mas também traz um alerta importante sobre relações humanas, o cuidado com a natureza e também da força de uma boa propaganda.
O espetáculo está na sua segunda temporada e foi aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo a Cultura (PMIC). Porém, em sua primera edição, em 2021, “Operação Humanization” foi realizada de maneira virtual por conta da pandemia da Covid-19.
Portanto podemos dizer que a peça saiu do home office e ganhou os palcos. Provocando, uma nova dinâmica e uma nova releitura.
Anna explica que, na primeira versão, o desafio maior foi tratar de temas densos e pesados dentro do que a sociedade vivia na época, isso de forma leve e cômica. “Todo o drama já estava acontecendo na vida real. Para isso, começamos a improvisar remotamente cenas com o Marcos em Uberlândia e eu em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. Foram muitas cenas interessantes e selecionamos as que tinham mais chances de o público se identificar”.
O ambiente sai do trabalho home office para o espetáculo das super palestras. “Temos uma equipe maravilhosa conosco que ajuda a trazer essa atmosfera para o público”, disse Anna.
Em 2023 a temática central é a seguinte: dois donos de uma empresa de plásticos que se orgulham dos seus feitos, que se baseiam em lucro, e do acolhimento inexistente dos funcionários, trazendo à tona momentos hilários e absurdos.
Marcos comenta que fazer essa comédia é sempre desafiador e, neste texto, são trabalhados muitos elementos de sátira para construir a dramaturgia, fazer as improvisações e criar essas cenas. “Além da preocupação de provocar o riso na plateia,
para nós é importante que esse riso venha acompanhado de uma reflexão. Não que o riso não baste, provocar a risada já deixa a gente muito feliz”, disse o ator.
Para a dupla essa reflexão não automática acabou acontecendo no processo da construção do texto. Eles tiveram que interromper a leitura do texto em várias ocasiões porque se pegavam dando gargalhadas.
“Esperamos que o público se sinta assim e se pergunte do que – e por quê – está rindo. Há limites e cuidados pensados quando se escreve a partir de improvisação. E nosso limite está em não atacar alguém especificamente, não apontar muito o dedo, não jogar na cara”, comenta o ator.
A ideia é que todos saiam do Cineteatro Nininha Rocha com a cabeça e o coração leves depois de se permitir, por 50 minutos, um momento de lazer e cultura, que, assim espera a dupla, tornar o início da semana menos chato.
ELENCO, DRAMATURGIA, DIREÇÃO ARTÍSTICA E PRODUÇÃO: Anna Júlia EJ e Marcos Montessoa | PREPARAÇÃO CORPORAL? Nádia Yoshi | SUPERVISÃO CÊNICA: Deivid Osborges | CONSULTOR DE CENOGRAFIA: Edu Silva | ILUMINAÇÃO E OPERAÇÃO DE LUZ: Tamara dos Anjos | VISUALIDADES DE CENA: Rafaela Yamamoto | PRODUÇÃO EXECUTIVA: Rubia Bernasci | REVISÃO DRAMATÚRGICA: Karine Fernandes | DESIGNER GRÁFICO: Roberto Gonsçalves | REGISTRO FOTOGRÁFICO: D0 Fotografia | VINHETISTA: Edu Wasabi | EDITOR DE VÍDEO: Pedro Henrique de Paula | OPERAÇÃO, SOM E PROJEÇÃO: Karine Fernandes | ASSESSORIA DE IMPRENSA: Adreana Oliveira
SERVIÇO
O QUE: Espetáculo “Operação Humanization”
QUEM: Anna Júlia EJ e Marcos Montessoa
QUANDO: 22 e 23 de setembro
HORÁRIO: 20h
LOCAL: Cineteatro Nininha Rocha no Centro Municipal de Cultura (Praça Prof. Jacy de Assis s/n, Centro – Antigo prédio do Fórum)
INGRESSOS: R$ 10 (meia-entrada) e R$ 20 (inteira) – venda online pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/operacao-humanization/2137774)
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos
MAIS INFORMAÇÕES: @operacaohumanization ou 34.99828-0880 (whatsapp)

Deixe um comentário