Relações humanas e o capitalismo são os temas centrais do espetáculo “Operação Humanization”

Uma comédia que utiliza da técnica do absurdo, ou seja do politicamente incorreto, estará em cartaz no Teatro Nininha Rocha, nos dias 22 e 23, em Uberlândia. “Operação Humanization” conta a história de dois sócios que estão recrutando funcionário, ao mesmo tempo em que tentam melhorar a imagem da empresa no mercado.

Foto: D0 Fotografia

Os personagens interpretados por Anna Júlia EJ e Marcos Montessoa buscam candidatos para uma vaga na empresa Plásticos Liberation. A questão é que, por questões ambientais, sociais e humanas, a dificuldade de preencher esse cargo atualmente é enorme, pois irá se cobrar do novo colaborador uma postura nada comum, que vai pelo lado oposto do que o mercado exige. Essa situação provoca várias cenas hilárias, levando o público a boas gargalhadas, mas também traz um alerta importante sobre relações humanas, o cuidado com a natureza e também da força de uma boa propaganda.

O espetáculo está na sua segunda temporada e foi aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo a Cultura (PMIC). Porém, em sua primera edição, em 2021, “Operação Humanization” foi realizada de maneira virtual por conta da pandemia da Covid-19.

Portanto podemos dizer que a peça saiu do home office e ganhou os palcos. Provocando, uma nova dinâmica e uma nova releitura.

Anna explica que, na primeira versão, o desafio maior foi tratar de temas densos e pesados dentro do que a sociedade vivia na época, isso de forma leve e cômica. “Todo o drama já estava acontecendo na vida real. Para isso, começamos a improvisar remotamente cenas com o Marcos em Uberlândia e eu em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. Foram muitas cenas interessantes e selecionamos as que tinham mais chances de o público se identificar”.

O ambiente sai do trabalho home office para o espetáculo das super palestras. “Temos uma equipe maravilhosa conosco que ajuda a trazer essa atmosfera para o público”, disse Anna.

Em 2023 a temática central é a seguinte: dois donos de uma empresa de plásticos que se orgulham dos seus feitos, que se baseiam em lucro, e do acolhimento inexistente dos funcionários, trazendo à tona momentos hilários e absurdos.

Marcos comenta que fazer essa comédia é sempre desafiador e, neste texto, são trabalhados muitos elementos de sátira para construir a dramaturgia, fazer as improvisações e criar essas cenas. “Além da preocupação de provocar o riso na plateia,

para nós é importante que esse riso venha acompanhado de uma reflexão. Não que o riso não baste, provocar a risada já deixa a gente muito feliz”, disse o ator.

Para a dupla essa reflexão não automática acabou acontecendo no processo da construção do texto. Eles tiveram que interromper a leitura do texto em várias ocasiões porque se pegavam dando gargalhadas.

“Esperamos que o público se sinta assim e se pergunte do que – e por quê – está rindo. Há limites e cuidados pensados quando se escreve a partir de improvisação. E nosso limite está em não atacar alguém especificamente, não apontar muito o dedo, não jogar na cara”, comenta o ator.

A ideia é que todos saiam do Cineteatro Nininha Rocha com a cabeça e o coração leves depois de se permitir, por 50 minutos, um momento de lazer e cultura, que, assim espera a dupla, tornar o início da semana menos chato.

ELENCO, DRAMATURGIA, DIREÇÃO ARTÍSTICA E PRODUÇÃO: Anna Júlia EJ e Marcos Montessoa | PREPARAÇÃO CORPORAL? Nádia Yoshi | SUPERVISÃO CÊNICA: Deivid Osborges | CONSULTOR DE CENOGRAFIA: Edu Silva | ILUMINAÇÃO E OPERAÇÃO DE LUZ: Tamara dos Anjos | VISUALIDADES DE CENA: Rafaela Yamamoto | PRODUÇÃO EXECUTIVA: Rubia Bernasci | REVISÃO DRAMATÚRGICA: Karine Fernandes | DESIGNER GRÁFICO: Roberto Gonsçalves | REGISTRO FOTOGRÁFICO: D0 Fotografia | VINHETISTA: Edu Wasabi | EDITOR DE VÍDEO: Pedro Henrique de Paula | OPERAÇÃO, SOM E PROJEÇÃO: Karine Fernandes | ASSESSORIA DE IMPRENSA: Adreana Oliveira

SERVIÇO

O QUE: Espetáculo “Operação Humanization”
QUEM: Anna Júlia EJ e Marcos Montessoa
QUANDO: 22 e 23 de setembro
HORÁRIO: 20h

LOCAL: Cineteatro Nininha Rocha no Centro Municipal de Cultura (Praça Prof. Jacy de Assis s/n, Centro – Antigo prédio do Fórum)

INGRESSOS: R$ 10 (meia-entrada) e R$ 20 (inteira) – venda online pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/operacao-humanization/2137774)

CLASSIFICAÇÃO: 14 anos
MAIS INFORMAÇÕES: @operacaohumanization ou 34.99828-0880 (whatsapp)

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑