Todo final de ano a nossa esperança se renova ou as nossas frustrações nos derrubam. Invariavelmente nos pegamos traçando metas, fazendo planos e sonhando em realizar o que não conseguimos no ano que passou.
Sendo assim, quando as nossas expectativas, muitas vezes exageradas, não são alcançadas acabamos sem saber o que fazer para mudar o que sabemos que estamos errando seguidamente. Deste modo, entramos em uma zona de conflito e não conseguimos enxergar uma solução que muitas vezes está bem na nossa frente.


Por isso precisamos de ajuda, precisamos ter a coragem para nos expressar, para falar o que sentimos, precisamos ter a coragem de errar e saber que isso não é o fim do mundo. Uma palavra pode mudar uma vida, um incentivo, o olhar de alguém de fora pode transformar o nosso momento difícil em uma oportunidade para seguirmos de uma maneira diferente.
De uma maneira divertida e bem realista, a carismática e talentosa Mariana Xavier nos mostra o quanto as relações humanas em seus diferentes aspectos e formas estão vulneráveis. O quanto à falta de um contato próximo seja ele presencial ou por telefone faz falta.
No monólogo “Antes Do Ano Que Vem”, a atriz entrega todo o seu talento no palco e utiliza a linguagem corporal e várias vozes para dar vida a sete personagens completamente diferentes e com situações emocionais distintas. Imagina, Dezuite, uma faxineira que se vê envolvida em seis histórias que, por algum motivo, estão passando por uma crise emocional e, por isso, estão ligando para uma Central de Apoio aos Desesperados (uma livre referência ao CVV – Centro de Valorização da Vida) em pleno no dia 31 de dezembro.



Dezuite só quer fazer o seu trabalho rápido para ir curtir a festa da virada com a família, que ela também cuida, em meio a cada telefonema que atente. A faxineira faz o trabalho de uma psicóloga que não foi trabalhar. A humildade trabalhadora acaba entrando nessas histórias e com toda a sabedoria popular tenta ajudar essas ouvintes a se sentirem melhores. Claro que muitas vezes Dezuite se enrola entre uma situação e outra e acaba arrancado boas gargalhadas da plateia. Isso tudo sem esquecer da família sempre em contato em outra linha. É filho, marido, tio e tia, tudo junto.
Um momento lindinho, na noite deste sábado, foi quando ela citou a Mariane e eu em uma das histórias, a gente foi pra Caldas Novas, que Tudo! Amei!
Mariana Xavier traz no espetáculo “Antes do Ano que Vem” situações do nosso cotidiano que estão presentes na nossa diversidade e são pautadas nos padrões sociais que geram o nosso sofrimento. A Atriz traz, através da arte, que precisamos nos libertar e nos permitir ser felizes com quem somos. De uma forma leve, divertida e organizada, ela nos conta uma série de confusões que criamos, mas também nos faz enxergar várias maneiras de como podemos sair delas.



“Antes do Ano Que Vem”, terá mais uma sessão este domingo, às 19h, com tradução em Libras. Você que não foi ao Teatro Municipal ainda tem uma oportunidade, compre seu ingresso no site

Deixe um comentário