Evento reunirá mais de 5 mil estudantes-atletas de todas as regiões do Brasil, vindos de escolas públicas e particulares, além de técnicos, árbitros e staffs
Uberlândia (MG), outubro de 2025 — A cidade de Uberlândia recebe, de 5 a 28 de outubro, os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) Sub-14/2025, a principal competição do esporte escolar no país, realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) em parceria com a Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).


O evento conta com o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, do Governo de Minas, da Vale por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, da Prefeitura Municipal de Uberlândia por meio da Futel – Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer e do Café Vasconcelos.
As disputas reúnem mais de 5 mil estudantes-atletas, representando todos os estados brasileiros, além de cerca de 2 mil técnicos, árbitros e equipes de apoio.


O evento é aberto ao público, com entrada gratuita, permitindo que a população de Uberlândia e região acompanhe de perto o talento e a energia da nova geração do esporte escolar brasileiro.
Estrutura esportiva por blocos
● Bloco 1 – início 5 de outubro: Badminton, Futsal, Natação, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de Praia
● Bloco 2 – início 13 de outubro: Atletismo, Atletismo Adaptado, Ciclismo, Ciclismo Virtual, Ginástica
Rítmica, Judô, Taekwondo
● Bloco 3 – início 19 de outubro: Basquetebol, Ginástica Artística, Handebol, Karatê, Wrestling, Xadrez
Entre as modalidades, a edição 2025 marca a estreia do Ciclismo Virtual, ampliando o leque esportivo e trazendo inovação ao programa dos JEBs.
Cerimônias oficiais
● Cerimônia de Abertura – 7 de outubro, às 18h, na Arena Sabiazinho;
● Noite dos Estados – 17 de outubro, às 18h30, no Castelli Boulevard (área externa do Castelli Hall);
● Momento JEBs – 23 de outubro, às 18h30, na funzone, no Castelli Master.
Estrutura e locais de competição
As disputas ocuparão os principais equipamentos esportivos de Uberlândia, incluindo: Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), Clube Sesi Gravatás, Complexo Parque do Sabiá, Ginásio Municipal Tancredo Neves – Arena Sabiazinho, Ginásio Poliesportivo Luizote de Freitas, Ginásio Poliesportivo Patrimônio, Ginásio Poliesportivo Presidente Roosevelt, Itororó Park Club (Clube Caça e Pesca), Parque Aquático João Bittar Júnior, Parque Sul Karaíba, Praia Clube, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Dúvidas que podem surgir
Perguntas e respostas importantes:
Tem alojamentos?
Não. A organização reservou mais de 20 hotéis na cidade para acomodar os estudantes-atletas e suas delegações. Todos ficarão hospedados em hotéis. Serão mais de 20 estabelecimentos, entre eles: B&B, Hotel Marajá, Golden Park, Golden Tower, Hotel Porto Minas, Ibis, Ibis Budget, Mercure, Nobile e Uberlândia Suites.
Primeira vez em Udi? Onde foi ano passado?
É a primeira vez que os JEBS acontecem em Uberlândia. A última edição foi realizada em Recife, Pernambuco.
Maior parte dos estudantes vem de onde?
A maior delegação é de São Paulo, com 272 integrantes. Em seguida vêm Minas Gerais e Rio de Janeiro, ambos com 269 participantes.
Tem masculino e feminino em todas as modalidades?
Sim. A CBDE tem entre seus valores a promoção da equidade de gênero. Assim, uma delegação só participa de uma modalidade no masculino se também houver inscrição no feminino.
Participam somente capitais?
Não. Os estudantes-atletas vêm de todas as regiões do Brasil, tanto de capitais quanto do interior.
Como alunos são escolhidos?
Eles participam de seletivas estaduais, organizadas pelas Federações parceiras da CBDE em cada Estado.
Qual a premiação?
Os vencedores recebem medalhas e troféus. Além disso, o campeão da série ouro garante vaga para o Sul-Americano Escolar e também para a Gymnasiade.
Quantos estudantes – atletas tem em cada etapa?
Esse número ainda está sendo levantado.
Os custos de viagem e hospedagem são arcados totalmente pelo alunos, ou tem ajuda de algum órgão? Quanto seria?
Os custos de deslocamento da cidade do estudante até a cidade sede é arcado pelo Estado do estudante. Chegando na cidade de competição todo custo é da CBDE: alimentação, hospedagem, deslocamento para hoteis, jogos e CO. O estudante não precisa gastar nada. Estima-se um custo de R$ XXXX para cada estudante – atleta.
Tem taxa de inscrição?
Não.
Os custos de viagem e hospedagem são arcados totalmente pelo alunos, ou tem ajuda de algum órgão? Quanto seria?
Os custos de deslocamento da cidade do estudante – atleta até a cidade sede é arcado pelo Estado do mesmo. Chegando na cidade de competição todo custo é da CBDE: alimentação, hospedagem, deslocamento para hotéis, jogos e CO. O estudante – atleta não precisa gastar nada.

Deixe um comentário