Ambos foram derrotados na estreia e buscaram se recuperar para continuar com chances de avançar.
Bruno Stocco (Praia Clube)
O segundo jogo do Praia Clube colocou o time frente ao terceiro colocado da Liga dos Campeões da Europa, o Lube Civitanova. A partida válida pelo Mundial de Clubes de Vôlei Masculino destacou a potência do saque italiano e da defesa brasileira. A vitória dos visitantes por 3 sets a 0 (25 x 18 / 25 x 19 / 28 x 26) significou a eliminação dos anfitriões na fase de grupos da competição.
O técnico Fabiano “Magoo” Ribeiro escalou os titulares do Praia Clube com o levantador Gustavo, o oposto Franco, o líbero Pedro, os ponteiros Maicon e Lucas Loh e os centrais Eliezer e Pietro. Do lado do Civitanova os jogadores foram o levantador Boninfante, o oposto Lagumdzija, o líbero Balaso, os ponteiros Nikolov e Bottolo e os centrais Chinenyeze e Gargiulo, sob comando de Giampaolo Medei.
O Jogo
As duas equipes chegaram pressionadas por terem perdido suas duas primeiras partidas do campeonato. A ânsia por passar para a próxima fase deixou os times mais agressivos do que no primeiro dia. Logo no set inicial o Civitanova demonstrou a potência da sua linha de ataque. Lagumdzija, Nikolov e Gargiulo fizeram mais de quatro pontos cada. O Praia Clube conseguiu acompanhar o ritmo, mas os poucos erros italianos garantiram a vitória por 25 a 18.

No segundo set a pressão europeia continuou enquanto os anfitriões faziam o possível para se manter na disputa. Dessa vez, ambos ponteiros do Civitanova dificultaram a recepção para forçar erros, o que foi mais comum neste set. A falta de bloqueios do Praia Clube também dificultava o sistema defensivo, o que ajudou os visitantes a vencerem por 25 a 19.
O terceiro set teve um desenrolar diferente dos anteriores, quem dominava as ações era o Praia Clube. O bloqueio passou a ser mais efetivo, o que lentamente tirou a paciência dos italianos para atacar. Os anfitriões ficaram mais confiantes com essas mudanças e passaram a sacar melhor do que antes. A vantagem criada pelos brasileiros se manteve por grande parte do set, mas no momento decisivo o Civitanova virou o placar. A vitória do set e da partida foi por 28 a 26.
O resultado elimina matematicamente os brasileiros da competição e mantém os italianos vivos na disputa pela classificação. O maior colaborador para o placar foi Nikolov, do Civitanova, com 16 pontos. Gargiulo ficou com o segundo maior número de pontos do time e da partida com 11. Por parte dos praianos, Franco foi o destaque também com 11.
Crédito: Silvio Avila / FIVB
O Torneio
Sediado em Uberlândia (MG), o torneio é organizado pelo Praia Clube, em parceria com o Sada Cruzeiro. Os jogos ocorrerão de 10 a 15 de dezembro na Arena Sabiazinho, com capacidade para 6 mil pessoas. Alguns dos melhores times e atletas do mundo estarão em quadra disputando o título.
O Mundial de Clubes entra para o portfólio de grandes eventos já realizados pelo Praia Clube. Em anos recentes, o Clube organizou duas etapas do Mundial de Vôlei de Praia (Beach Pro Tour – Elite 16), além de etapas do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia e do Campeonato Sul-Americano de Clubes de Voleibol Feminino em 2023.
O torneio é realizado pela Federação Mineira de Voleibol (FMV), por meio de projeto inscrito na Lei Federal de Incentivo ao Esporte. O patrocínio master é do Governo de Minas Gerais, via Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Deixe um comentário