Foolad Sirjan (IRI) e Al-Ahly (EGY) abrem segundo dia do Mundial de Clubes de Vôlei Masculino

Em jogo animado, equipe iraniana vira para cima dos egípcios e se aproxima da vaga nas semifinais

Por Mateus Batista (Praia Clube)

Na partida de abertura do segundo dia do Mundial de Clubes de Vôlei Masculino, o Foolad Sirjan, do Irã, enfrentou o Al-Ahly, do Egito, no confronto entre os dois times que estrearam na competição vencendo. Enquanto o representante asiático derrotou o Lube Civitanova, da Itália, no tie-break, o representante africano venceu o time da casa, o Praia Clube. E em duelo que valia a liderança do grupo, o Foolad Sirjan venceu por 3 a 1 (19/25, 25/15, 25/21 e 25/19) e se aproximou da vaga nas semifinais.

Foto: Divulgação

As equipes seguiram o ditado popular brasileiro “em time que está ganhando, não se mexe”, já que mantiveram as escalações da estreia. A formação inicial do Foolad Sirjan (IRN) contou com o levantador Ali Ramezani; o oposto Hajipour; os ponteiros Esi e Abdolhamidi; os centrais Seyed e Mohammad; e o líbero Marandi. Já o Al-Ahly (EGY) entrou em quadra com o levantador Hossam, o oposto Ahmed Salah, os ponteiros Elhossiny e Asran, os centrais Halim e Hamada e o líbero García. O técnico é o espanhol Fernando Muñoz Benítez.

O primeiro set foi marcado por um equilíbrio inicial entre os dois times, que trabalhavam bem na virada de bola. O bloqueio do Al-Ahly foi crucial no início do jogo, amortecendo bolas e auxiliando nas defesas, o que brecou o ataque do Foolad Sirjan, que ficou atrás do placar. Os iranianos até encostaram no marcador na metade do set, mas os egípcios logo retomaram a dianteira e, com um ataque pela entrada de rede do ponteiro Elhossiny, o Al-Ahly venceu a parcial por 25/19.

O segundo set também começou equilibrado, mas o Al-Ahly cometeu alguns erros nas execuções das jogadas, fazendo com que o Foolad Sirjan abrisse uma margem na frente. O ataque do time iraniano funcionou melhor do que no primeiro set, e a equipe manteve sua vantagem no placar até o final da parcial, aumentando ela na reta final, com um 22 a 12. Os egípcios até salvaram dois set points, mas o Foolad Sirjan pontuou em jogada pelo meio, fechando o set em 25/15 e empatando a partida em 1 a 1.

O terceiro set começou com as equipes se revezando na dianteira do placar. O Foolad Sirjan tomou a liderança definitiva com uma boa sequência de saques do ponteiro Khalili, que entrou no lugar de Esi. Mesmo com um ace de Hossam, o Al-Ahly não alcançou o time iraniano, que manteve a vantagem até o fim do set. No final da parcial, quando o time egípcio encostava novamente no placar, o líbero Marandi fez boas defesas, contribuindo para que os representantes asiáticos chegassem ao set point e virassem a partida para 2 a 1, com uma vitória de 25/21 no set.

No início do quarto set, o Al-Ahly veio com duas mudanças: o levantador Abdalla e o central Khaled começaram nos lugares de Hossam e Halim. Precisando vencer para forçar um tie-break, o time do Egito começou a parcial na frente do placar, mas a equipe iraniana logo virou o jogo, e ampliou sua margem para 18 a 14 com dois bloqueios em sequência. Mantendo o ritmo, o Foolad Sirjan fez 25/19, após o oposto Hajipour atacar da saída de rede, fechando o jogo após um belo rally.

Crédito: Silvio Avila – FIVB

Com cinco pontos conquistados, o time iraniano se aproximou da vaga nas semifinais e assumiu a liderança do grupo A. O Al-Ahly cai para a segunda posição, com três, ainda à frente de Lube Civitanova, da Itália, e do Praia Clube, que se enfrentarão na próxima partida do dia, às 13h30. Na última rodada, o Foolad Sirjan joga contra os anfitriões brasileiros, às 17h de amanhã (12), enquanto o Al-Ahly encara os italianos no dia seguinte (13), às 20h30, no último jogo da fase de grupos.

O torneio

Sediado em Uberlândia (MG), o Mundial de Clubes de Vôlei Masculino da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) é organizado pelo Praia Clube, em parceria com o Sada Cruzeiro. Os jogos ocorrerão de 10 a 15 de dezembro na Arena Sabiazinho, com capacidade para 6 mil pessoas. Alguns dos melhores times e atletas do mundo estarão em quadra disputando o título.

O Mundial de Clubes entra para o portfólio de grandes eventos já realizados pelo Praia Clube. Em anos recentes, o Clube organizou duas etapas do Mundial de Vôlei de Praia (Beach Pro Tour – Elite 16), além de etapas do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia e do Campeonato Sul-Americano de Clubes de Voleibol Feminino em 2023.

O torneio é realizado pela Federação Mineira de Voleibol (FMV), por meio de projeto inscrito na Lei Federal de Incentivo ao Esporte. O patrocínio master é do Governo de Minas Gerais, via Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑