Peça será apresentada no Cineteatro Nininha Rocha, no dia 09, às 20h
Monólogo idealizado pela Teatro em movimento traz um dos maiores ícones da nossa literatura de um jeito que poucos conhecem. “Pormenor de Ausência” é uma oportunidade de resgatarmos e preservamos a história de quem ajudou a construir a nossa rica história literária. O espetáculo acontece somente no dia 09 de agosto, no Cineteatro Nininha Rocha, às 20h. Compre o seu ingresso no site.

Guimarães Rosa foi um escritor responsável por modernizar a nossa linguagem no século XX. Considerado um dos maiores escritores da nossa histórias, o autor de grandes obras imortalizadas pelo tempo, se identificava por trabalhar a poesia e a importância da nossa imaginação para suportarmos a realidade.
Não à toa, o seu conhecimento, a sua vivência pelo mundo como diplomata que foi e o seu domínio de vários idiomas, o fizeram se aproximar mais da vida simples e a descrever, do seu jeito bem mineiro, as saídas criativas e baseadas na fé, na religião e no senso comum de um povo, novas maneiras de viver a vida cotidiana.
A genialidade de Guimarães Rosa e as suas obras são conhecidas e têm um lugar de destaque na cultura nacional. Agora, o espetáculo “Pormenor de Ausência” traz o escritor nos últimos anos de vida, entre as suas reflexões e a sua imaginação, uma faceta que poucos conhecem.
Com atuação de Giuseppe Oristânio e a direção de Ernesto Piccolo, o monólogo é o resultado de uma pesquisa feita pela autora Livia Baião. Ela se debruçou sobre os acervos de cartas e manuscritos do próprio Guimarães Rosa. De acordo com a escritora, o texto procurou dar voz a um lado quase desconhecido de Guimarães Rosa, contrapondo sua genialidade às questões que o atormentavam em seus últimos anos de vida.
Em cena, está o ator Giuseppe Oristânio, em uma interpretação sensivelmente humana, mostra todas as faces do escritor como seus dilemas existenciais, sua relação com o misticismo e a religiosidade, as entrelinhas de suas obras e personagens e, claro, sua mineiridade.
Sobre o Teatro Em Movimento
O projeto Teatro em Movimento, coordenado pela Rubim Produções, de Tatyana Rubim, completa 23 anos, em 2024, com o objetivo de descentralizar o acesso às grandes montagens do eixo Rio-São Paulo, promovendo a circulação dos mesmos para Belo Horizonte que tornou-se, ao longo do tempo, praça relevante para a apresentação de importantes repertórios. Além disso, o projeto também atua em outros Estados e outras cidades. Desde então, contabiliza 269 repertórios, que somam mais de 779 apresentações, envolvendo cerca de 860 artistas, em 15 cidades, 30 teatros e público superior a 400.888 pessoas. Desde 2020, fundou o TeatroEmMov Digital, que realizou o primeiro curso de teatro digital do Brasil, sendo uma plataforma web que pesquisa, produz e une narrativas do teatro, da dança, do audiovisual e dos games; ambos idealizados por sua diretora, Tatyana Rubim.
Ficha técnica
Ator: Giuseppe Oristanio/ Texto: Livia Baião/ Diretor: Ernesto Piccolo/ Trilha sonora: Rodrigo Penna/ Ambientação cênica: José Dias/ Iluminação: Wilmar Olos e Celma Úngaro/ Figurino: Suely Gerhardt/ Realização em Uberlândia: Teatro em Movimento/ Produção: Rubim Produções/ Patrocínio Instituto Cultural Vale, Cemig e CSN, via Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet e Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais/ Assessoria de imprensa Luz Comunicação – Jozane Faleiro
Serviço:
Teatro em Movimento apresenta “Pormenor de Ausência”, em Uberlândia
Duração: 70 min Classificação: 12
Data: 09 de agosto, sexta, às 20h
Local: Cineteatro Nininha Rocha – Praça Prof. Jacy de Assis, s/n – Centro, Uberlândia – MG
Ingressos: R$ 60,00 inteira / R$ 30,00 meia – disponível pela Mega Bilheteria
Link: https://megabilheteria.com/evento?id=20240726175010
Informações: @teatroemmovimento
Redes sociais Teatro Em Movimento:
Instagram: https://www.instagram.com/teatroemmovimento
Facebook: https://www.facebook.com/teatroemmovimento
Youtube: www.youtube.com/teatroemmovimento
Twitter: www.twitter.com/teatroemmov

Deixe um comentário