A exposição “Na Trilha da Rota” é uma emocionante viagem visual que celebra 35 anos de arte e criatividade, destacando os trabalhos do fotógrafo Beto Oliveira e do jornalista e produtor cultural Carlos Guimarães. Uma de suas séries, será aberta nesta segunda-feira, 29 de abril, às 9h no Espaço Brasal localizado na Avenida dos Vinhedos, 1100 e, pode ser visitada até 15 de junho, das 8h às 18h.

A exposição propõe um panorama abrangente da arte brasileira, destacando a interseção entre diversas expressões artísticas e sublinhando o papel fundamental do país nesse contexto artístico. Nela, estão artistas renomados, como: Mateus Solano, Marília Gabriela, Paulo José, Paulo Autran, Bárbara Paz, Luís Miguel, Cláudia Raia, Paulo Betti, Nicete Bruno, Glória Menezes, Paulinho da Viola, João Bosco, Ana Botafogo, Miguel Falabella, Beatriz Segall e tantos outros que contemplam o acervo do fotógrafo.
As fotografias de Beto Oliveira, que registraram movimento, expressão e mensagens, constituem o ponto de partida desta exposição que, ao longo de 35 anos, documenta o universo da dança, do teatro e dos shows em Uberlândia. “É arte como linguagem universal, aproximando mundos e ressaltando detalhes e emoções. Este acervo valioso se desdobra nesta exposição, prestes a se transformar em uma obra literária única”, diz.
Beto Oliveira nos ajuda a voltar no tempo, é capaz de nos fazer criar e reviver grandes histórias. Por trás das suas lentes, a cultura de Uberlândia é imortalizada, seja no teatro, na música, em outras expressões artísticas, ou, na preservação das raízes culturais da nossa cidade,Beto está presente. Com a sua arte e o seu olhar, o fotógrafo é parte importante na construção e na preservação da história cultural da maior cidade do Triângulo Mineiro. Muitas dessas recordações e histórias, que certamente para momentos iriam gerar aquela nostalgia gostosa, podem ser apreciadas.
A exposição faz parte do projeto Uberlândia na Rota das Culturas, programação cultural com vários desdobramentos, realizada ao longo do ano, com a chancela da Lei Rouanet e incentivo da Brasal Incorporações e do Sistema Martins.
São três recortes de alguns das centenas de espetáculos trazidos para a cidade por meio dos produtores da empresa Uberlândia na Rota do Teatro. Ao longo de 30 anos de atuação, os maiores nomes das artes cênicas, teatro, dança e música do país, já passaram por aqui. E boa parte dessas iniciativas foram registradas pelo fotógrafo Beto Oliveira, cujas fotos estão expostas nas três mostras de Na Trilha da Rota. Uma delas está em cartaz no Uberlândia Shopping, a outra no Complexo Hospitalar UMC e esta terceira, que começa pela Brasal, é itinerante, passando por vários pontos da cidade. Nos últimos meses do ano, as três estarão juntas no Centro Municipal de Cultura.
A Brasal é parceira do Uberlândia na Rota das Culturas há oito anos. Para a equipe de produtores, é uma parceria de grande consistência artística que contribui com o desenvolvimento cultural da cidade. “Uberlândia é uma cidade polo na região e que tem um crescimento vertiginoso. Esse progresso acelerado precisa ser acompanhado de formação de plateias e de conteúdos artísticos que despertem na população o gosto pela arte. E ter como parceira uma empresa como a Brasal, que tem um trabalho tão expressivo e volumoso na cidade, nos orgulha. E mostra que o comprometimento dela vai além de seu escopo de atuação imobiliária, pois se preocupa também com o bem estar cultural das pessoas. Isso é um grande incentivo para nós”, afirmou Coelho.
São quase 100 imagens de Beto Oliveira, onde constam fotos em cena de artistas locais e nacionais, como Paulo Autran, Nicette Bruno, Gal Costa, Rosamaria Murtinho, Grupo Galpão, Grupo Corpo, Cia Deborah Colker, Nelson Gonçalves, Nana Caymmi, Paulinho da Viola, Letícia Spiller, João Bosco, entre dezenas de outros que vieram à cidade por meio destes produtores.
Serviço:
O que: Exposição Na Trilha da Rota
Quando: De 29 de abril a 15 de junho de 2024
Horário: Todos os dias das 8h às 18h
Local: Av. dos Vinhedos, 1100 – Jardim Karaíba
Entrada: Gratuita
Assessoria de imprensa: Cristiane Guimarães

Deixe um comentário