Prêmio De Música das Gerais chega a final nesta sexta-feira (2)

Belo Horizonte recebe, nesta sexta-feira (2), os finalistas da 9ª edição do Prêmio de Música das Gerais. Grandes artistas independentes do estado apresentarão sua arte para jurados gabaritados, ao mesmo tempo em que serão acompanhados por pessoas influentes do mercado fonográfico. Boa sorte a todos!

Curadores e jurados do Prêmio desde a sua primeira edição, Emílio Pieroni e Guilherme Castro, compõem a banca de jurados que, na grande final,  eles terão a companhia de Toninho Horta, músico mineiro de reconhecimento internacional, especialmente por compor o Clube da Esquina. Também farão parte da banca Flavio Patutta, diretor artístico de algumas gravadoras, dentre elas, a  Som Livre, a jornalista Mariana Peixoto, do caderno de Cultura do Jornal Estado de Minas e, ainda, o músico e produtor musical, Léo Dias.

“O Prêmio de Música das Minas Gerais acontece desde 2012 e mais de dois mil artistas se inscreveram nos editais realizados, abrangendo cerca de 160 municípios de Minas Gerais. Estes números refletem a expressiva riqueza cultural do estado na área da música e corroboram a importância deste projeto, que funciona como uma grande vitrine promovendo a cultura musical independente e valorizando os artistas, compositores e intérpretes mineiros”, destaca Marcílio Alves, diretor de comunicação do Prêmio.

Nesta 9ª edição, as etapas classificatórias foram realizadas entre os meses de julho e agosto, nas cidades de Montes Claros, Divinópolis, Juiz de Fora, Poços de Caldas e Uberlândia. Através destas seletivas, 15 finalistas foram selecionados

Apesar de ser uma disputa, a noite é de uma grande festa. Os músicos irão conhecer novos artistas, poderão estabelecer novas conexões e, ainda de quebra, desfrutar um ótimo line-up com o melhor da música independente.

No palco todos os estilos e várias vertentes musicais serão apresentadas. Os ouvidos estarão atentos a cada detalhe. O público que não puder ir Sesc Palladium, poderá acompanhar a maior celebração da música mineira pelo Youtube. A transmissão começa às 19h.

Todos nós poderemos acompanhar o trabalho de vários artistas que caminham e levam a sua arte por onde passam.  Nesta noite, eles poderão divulgar o seu trabalho autoral para milhares de pessoas. Acredito que todos estão com aquele friozinho na barriga.

 Os artistas buscam um maior espaço e uma melhor oportunidade para poder divulgar sua arte. Como já disse, não há disputa. Todos que estarão no palco, estão em busca da realização de um sonho que é compartilhado por todos e, independentemente do resultado, ele continua e muitos deles vão se encontrar nessa trajetória.

Sei que o nível será muito alto e a noite será de muitas descobertas e várias surpresas para o público. E, claro, na Grande Final do Prêmio de Música das Gerais haverá uma atração para fechar a noite. Wilson Sideral comandará a festa em alto astral, compartilhando com os demais músicos que estiveram no palco a melhor energia.

Artistas finalistas

Na etapa de Montes Claros, foram classificados os músicos Tom Nascimento com a canção “Apartamentos” (Santa Luzia), Léo Guto com a música “Leve” (Sete Lagoas) e A Outra Banda da Lua com a música “3 fitinhas” (Montes Claros), que ganhou por dois anos consecutivos o Prêmio de Música – 2017 e 2018 – com a cantora Marina Silva à frente da Banda.

Em Divinópolis, Gerson Marques com a música “Rio de Mim” (Betim), Ronaldo Leon com “BraGil” (Belo Horizonte) e a Banda Pelos com “Lágrimas Brancas” (Belo Horizonte). 

Em Juiz de Fora se classificaram, Nara Pinheiro com “Âmago’’ (Juiz de Fora), Aline Crispim com “Flores” (Juiz de Fora) e Luiza Gaião com “Cativa Serpente” (Ouro Preto).

Em Poços de Caldas, se classificaram o Grupo Guaimbê com “Mar de Algaroba” (Poços de Caldas), Pássaro Vivo com “Aboio” (Patos de Minas) e “Nego Moura & Os Camarás” com “Reafricanizar” (Poços de Caldas).

Na última classificatória, em Uberlândia, foram selecionadas a Banda Mafu com a música “Capricorniana” (Uberlândia), Libna Furtado com “Um Bar” (Frutal) e Isa Pimenta, Ana Clara Guerra e Layla Policarpo com “Piruá” (Uberlândia).

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑