Ainda bem que tem uma segunda oportunidade para acompanhar “As Cinco Pontas de Uma Estrela”, o novo espetáculo de Gal Costa. Você que não conseguiu ir ao Teatro Municipal na noite desta terça-feira (28) ou quer rever esta linda apresentação, garanta o seu ingresso no site.

Gal é uma das estrelas de nossa música e uma das intérpretes mais requisitadas por grandes compositores. Não à toa ela traz seu próprio brilho a todas as músicas que fazem parte do seu repertório. Você pode dizer: é fácil regravar sucessos de Tom Jobim, Cazuza , Milton Nascimento, Caetano Veloso, dentre tantos outros.
Todos esses artistas deram a sua obra a sua própria identidade. Gal faz parecer simples essa releitura e consegue, do seu próprio jeito, ressignificar um sucesso já consagrado pelo público, dando uma segunda vida própria a canção.
Somente por esses nomes citados acima podemos imaginar como foi a noite e como será está. Muito romantismo, mas também há momentos de reflexão, de protesto e para dançar. Um show para você apreciar cada minuto, para reverenciar Gal e para cantar junto, pois certamente, você vai relembrar algum momento importante da sua vida em que algum desses hits foi a trilha sonora escolhida por você.
Para se ter uma ideia da força que Gal Costa tem e a importância desse momento para um fã, ontem fiquei sentado ao lado de dois professores do Conservatório de Música, Davi e Lorraine, professor de canto e professora de violão respectivamente.
Davi estava mais contido, observando cada detalhe, cantando baixinho para sentir o momento. Lorraine estava visivelmente mais nervosa, ansiosa e empolgada. Foi direto do trabalho para o Teatro Municipal e me contou uma história bem divertida. “Tive que mandar um aluno embora mais cedo para não perder nada. Disse a ele: você pode ir embora? Tenho que ir ao show da Gal Costa. Ele respondeu: quem é Gal Costa? Encerrando a conversa, a professora disse: vá para casa estudar!”


Imaginando este diálogo e me divertindo, o show seguiu belo e tocante, realmente o sermão da professora fazia sentido. Não há possibilidade de algum estudante de música não conhecer Gal Costa. Ele pode não gostar, mas tem o dever de admirar e respeitar a história de quem tanto fez e ainda faz pela cultura deste país.
Mas voltemos a performance no palco, de forma sutil, Gal Costa enfatizou a importância da cultura para a nossa vida e protestou sobre o descaso com que a mesma é tratada no Brasil. A noite também reservou um homenagem ao filho Gabriel, que completou 17 anos na última segunda-feira (27).
Entre um sucesso e outro, a artista conduzia a plateia e entre uma música e outra, Gal demonstrava o amor pelo palco pela música e pela arte e, de forma emocionada e efusiva, a cantora disse. “Eu canto porque eu amo.”
E você que ama a arte e valoriza a cultura não pode perder a oportunidade de ver essa diva eternizada na música brasileira.

Deixe um comentário